quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Joaquim Barbosa, o Salvador ou o Carrasco de Neno?

Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, Joaquim Barbosa, mineiro de Paracatu, foi na verdade o 3º negro a integrar a corte suprema do país.
De origem humilde, foi para Brasilia sozinho com 16 anos, trabalhou na gráfica do Correio Braziliense e concluiu o curso de Direito na UNB, onde também fez mestrado, após foi cursar o Doutorado em Direito do Estado em conseguiu com dificuldades concluir seus estudos na UNB - Universidade Nacional de Brasilia. Cursou e concluiu o Mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris -II (Panthéon-Assas) em 1990 e seu Doutorado em Direito Público pela mesma instituição em 1993.

No mais polêmico julgamento desde que tomou posse no tribunal, Joaquim Barbosa votou a favor da tese de que políticos condenados em primeira instância poderiam ter sua candidatura anulada, sendo porém voto vencido nesta questão.
No entanto a doutrina diz que só o Congresso Nacional pode legislar, e cabe a este acrescentar mais esse caso de inelegibilidade à lei que trata desse assunto, foi o decidido pela maioria dos membros do tribunal.

E aí meus amigos leitores do blog? Vocês acham mesmo que o recurso do Prefeito eleito nas urnas Neno terá um fim feliz nas mãos desse nobre jurista brasileiro?

Minha pergunta ao Neno é: Se você sabia que não deveria ter sido candidato porque não fez a troca de candidatos a tempo? O que você achou que fosse acontecer?

Ao que me parece, no grupo de Dudui todos achavam que Neno fosse fazer a troca de candidato na última hora, alardeavam isso na cidade durante a campanha, suspeito que também ficaram assustados, por não imaginarem a chance de chegarem ao poder municipal de forma tão simples e com Neno praticamente entregando o poder.

Será que Dudui vai para o seu 2º mandato, sem ser eleito prefeito?
Da primeira foi empossado no cargo após Luiz Daniel ser afastado por improbidade administrativa e agora foi derrotado nas urnas mas com o "descuido" de Neno é para fins de direito, o prefeito eleito, mesmo agora que mais de 51% dos eleitores lajenses não o escolheu nas urnas. Dudui será a representação de um caso inédito!

Alguns partidários mais ligados a Neno dizem que ele tem os senadores Fernando Collor e Renan Calheiros como cartas na manga, o ministro Joaquim Barbosa foi nomeado por Lula em 2003, e estes senadores são da base do governo federal no Senado, será que poderão influenciar a decisão? Vamos ver quem vencerá, se a trajetória de vida de Joaquim Barbosa, brasileiro digno de muito louvor pelas suas posições éticas ou a influência política na suprema corte eleitoral do país.

Na verdade, suspeito que nas idas e vindas do mundo jurídico, alguma medida foi tomada por Neno, para que se arriscasse tanto, ele não é bobo.

O prefeito eleito de Vinhedo (SP) Milton Álvaro Serafim, do PTB, condenado por improbidade administrativa pelo TJ-SP, teve seus votos validados nesta quinta feira 9, pelo TSE. Sendo assim, com 44% dos votos eleito prefeito de Vinhedo no interior paulista. Veja a notícia completa no site do TSE clicando aqui.

O que vocês acham? Mandem suas opiniões pelos comentários e vote na enquete!