domingo, 15 de março de 2009

São José da Laje tem novo prefeito!


Dudui do Partido Progressista (11) é o novo prefeito eleito de São José da Laje. Resultado saiu antes que a noite chegasse. A cidade está em festa! Partidários do prefeito eleito promovem uma festa da democracia em São José da Laje!

Após o embate deste domingo, Marcos do Hospital (PTB) apoiado pelo ex-prefeito Neno foi derrotado nas urnas por Marcio Lyra (PP), candidato da oposição, que teve apoio do prefeito de Maceió Cicero Almeida e de outras lideranças estaduais.
A votação final mostrou Márcio Lyra, o Dudui com 5.472 votos, ele venceu a eleição na Laje , contra 5.110 votos do candidato Marcos do Hospital' (PTB), portanto com uma diferença de apenas 362 votos.

Qual foi o erro do PTB?

O governo de Neno (2004-2008) foi marcado por sua prisão devido indiciamento na operação Gabiru da Polícia Federal. As denúncias de irregularidades na administração tomaram proporções alarmosas depois que se confirmaram com a condenação do Tribunal de Contas da União, em que Neno foi condenado por improbidade administrativa a devolver mais de R$ 300.000,00 aos cofres públicos, devido irregularidades apuradas naquele tribunal.
Devido a isto Paulo Roberto, o Neno, teve seu registro de candidatura impugnado no TRE-AL e confirmada pelo TSE mesmo após ter sido eleito no pleito de outubro de 2008.
Foi marcada então a eleição suplementar para 15 de março.
Desta vez incorreram no mesmo erro ao apresentar Carly Valença, ex esposa de fato, do ex-prefeito Neno, porém divorciada legalmente a pouco tempo. Como era de se esperar sua candidatura foi cassada...
Para muitos tanto quando Neno sabia que não poderia ser candidato quanto agora com Carly isso pareceu uma brincadeira de mau gosto com os eleitores...

E nos comícios...


Nos comícios o PTB fez o jogo da oposição, tendo um bom candidato esbravejavam aos 4 cantos que Neno era o eterno prefeito, dando a entender que Marcos do Hospital era bom, mas numca como Neno foi. Sem perceber enfraqueciam a candidatura do próprio grupo. Dando credibilidade a tese de que Marcos do Hospital era um laranja de Neno, como a oposição esbravejava também aos 4 cantos.

E Marcos do Hospital X Dudui, para onde vai esta novela?

Marcos volta para a Câmara Municipal com uma derrota que lhe renderá bons frutos no futuro, pois se Dudui fizer uma boa administração Neno, a 4 anos longe do poder municipal não conseguirá derrotá-lo mas Marcos, mesmo não tendo condições de fazê-lo sem o apoio de Neno, será um diferencial, uma oportunidade.
Dudui rapidamente sairá na frente e mudará o jogo na Câmara Municipal onde agora não tem a maioria, mas isso ainda hoje a noite se resolverá, claro.
No entanto ele tem um excelente oponente em 2012, se não se unirem durante este governo, o que dentro da democracia lajense tem sido regra.
Se quiser minimizar o risco terá que se aproximar de Marcos do Hospital, na verdade, ambos terão que se aproximar, deixando de lado os ataques pessoais sofridos pelo Marcos devido sua religião evangélica.
Porque em 2012 o governo estará desgastado como normalmente acontece, e uma equipe forte pode fazer a diferença. Se até lá a reeleição for derrubada no Congresso Nacional fica mais fácil para o grupo de Dudui fazer o sucessor, provavelmente Zé da Galera ou José Uilson.

E como está a cidade?

Em polvorosa! Hoje após a apuração vi gente chorando!
Uns choram de tristeza e outros de alegria, normal isso não é?
A festa da democracia na Laje somente é mitigada por maus ganhadores e maus perdedores. Quando se ganha uma eleição não é hora de chatear os vizinhos, colegas de trabalho, de comércio, etc, é hora de dizer-lhes: ganhamos, vamos mostrar que seremos melhores e você um dia também vai votar conosco. Mas a educação não dá pra tudo isso.
Imaginem como está o clima na minha rua, onde 95% das casas puseram bandeiras azuis representativas do Marcos do Hospital? Os 5% que puseram as bandeiras amarelas estão fazendo a festa!
Viva a democracia!
Tradução de República: "Governo onde os governantes dos diversos partidos políticos existentes, eleitos pelo povo, de forma direta ou indireta ocupam os cargos diretivos do Estado por tempo determinado!"
Sendo assim daqui a 4 anos tem outra eleição, é assim.

Votos do Blog AntonioNetoXXI.

Senhor Prefeito eleito, faça uma boa administração, lembre que apesar de não eleito pela totalidade dos votos será o prefeito de todos os mais de 22.000 habitantes da Laje.
Policie seus correligionários porque geralmente são eles que estragam o governo, tomando atitudes pessoais em relação aos outros, simplesmente porque não votaram no 11.
Lembre de uma coisa: Você vai precisar de votos daqui a 4 anos!

Nenhum comentário: