domingo, 4 de outubro de 2009

Usina Serra Grande Inicia Moagem 2009/2010

Domingo dia 27 de setembro: Usina Serra Grande dá o apito inicial a moagem 2009/2010.


No último domingo de setembro foi realizada a missa em ação de graças pelo início da moagem 2009/2010.

Tradicionalmente a Usina Serra Grande no primeiro domingo após o início da moagem permite a visitação dos lajenses presentes e ausentes às instalações internas da indústria. É uma oportunidade de ouro para quem deseja conhecer uma usina por dentro e por alguns minutos em pleno funcionamento.

Nesta oportunidade são apresentados os dados da moagem anterior e as metas para a moagem que se inicia, além de realizar-se uma missa dentro da usina, onde o industrial Luiz Antonio de Andrade Bezerra, atual proprietário da USGA recebe familiares, fornecedores, e demais pessoas da sociedade interessadas em visitar as dependência da usina.

A segurança é realizada pela vigilância da empresa. Os vigilantes devidamente fardados e bem atenciosos dão informações sobre o trajeto da visita e cuidam para que não se vá além de onde seja devidamente seguro.

Antes da missa a Usina é praticamente desligada, após esta é realizada uma prece no centro da casa de máquinas da indústria, o padre segundo a tradição católica benze as máquinas com orações e água benta e é dado o primeiro apito - símbolo oficial do princípio da moagem da safra 2009/2010.

O Padre Antônio Alexandre, paróco das paróquias de São José e Nossa Senhora de Lourdes foi o celebrante da missa. Este parece renovado depois da longa batalha pela vida durante este ano de 2009 e exibiu o sorriso de sempre, já conhecido pelos lajenses.

Ainda estavam presentes o prefeito municipal, Marcio Lyra (Dudui), os vereadores Cícero Rosalino (presidente da Câmara), Eugênio Lyra, Henrique Valença representando o governo municipal e ainda toda a Equipe da Agência do Banco do Brasil em São José da Laje, formada pelos gerentes Bartolomeu Rodrigues e Fernando Mesquita Jr. (em férias), além dos funcionários Antonio Neto (simplesmente este que vos escreve), Henrique Carvalho e Haiane, acompanhados de seus respectivos cônjuges.

Mas não só políticos e funcionários públicos visitam a Usina neste dia. Ex-funcionários e ex-moradores da USGA vêm de longe para prestigiar este dia. Uma usina mantém uma relação com seus colaboradores que beira o amor e o ódio mas que sempre deixa saudades. As pessoas vivem ao redor da Usina e constroem relações pessoais que têm a indústria como pano de fundo. Namoram, casam e constroem vidas a partir dessas relações.

Não pude deixar de notar a presença do Vavá, famoso lajense cantor do Orkut e Youtube, fã do Roberto Carlos e atualmente morador do Recife. O cara canta bem mesmo e sempre aparece nos meus recados no Orkut num vídeo "linkado" do Youtube cantando suas canções!

Após esta cerimônia foi servido na casa 1 da Usina Serra Grande, antiga residência do Cel. Carlos Lyra (primeiro proprietário da USGA), um almoço para os convidados, e claro a equipe do BB São José da Laje esteve lá, eu estive lá e vi o clima de festa e a humildade com que o usineiro recebe seus convidados, é uma festa linda onde todos são bem servidos e recebidos.


História Pessoal

Meu pai trabalhou por 15 anos no laboratório de sacarose da Usina Serra Grande mas numca me levou para a missa anual, sempre estava a serviço nesses dias.

Agora em 2009 já tenho 28 anos e 1 filho de 6 anos de idade e é claro que o levei para conhecer a USGA por dentro, ele ficou maravilhado com o que viu! Não imaginara o tamanho das caldeiras, e se maravilhou até com a poluição da folhigem da madeira de reflorestamento queimada para cozimento do caldo de cana na frabição, disse que parecia neve.

Mas expliquei-o que o trabalho ali é duro e desgastante, e que deveria estudar para ter uma oportunidade melhor de trabalho durante a vida... Espero que tenha entendido e guardado esta lição.





Nenhum comentário: