domingo, 19 de setembro de 2010

Quer ser oficial da PM de Alagoas?

Veja notícia veiculada ontem no portal Tudo na Hora

PM-AL

Como o Tudo na Hora já havia antecipado, a Polícia Militar de Alagoas irá realizar vestibular para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar este ano. A realização de vestibular para os candidatos às 30 vagas foi autorizada pelo governador em exercício, José Wanderley Neto. A decisão será publicada no Diário Oficial na próxima semana.

O concurso será feito nos moldes do Processo Seletivo Seriado (PSS) por meio do vestibular da Universidade Federal de Alagoas, cujas inscrições já começaram para os alunos que possuem convênio ou isenção de taxa. Já para os alunos de escolas particulares e demais candidatos em geral, as inscrições vão acontecer de 23 de setembro a 13 de outubro.

As provas serão aplicadas nos dias 28, 29, 30 de novembro e 1º de dezembro (redação). Após a aprovação no vestibular, os candidatos passarão por inspeção de saúde, avaliação psicológica, investigação social e exames físicos, todos de caráter eliminatório.

O CFO possibilita a ascensão profissional como oficial da PM. O aluno-cadete passa três anos no curso de formação em horário integral e nos finais de semana e depois de ser aspirante pode chegar ao posto de coronel, o último da corporação.

Os cadetes serão exigidos nas disciplinas jurídicas (direito administrativo, penal, processual penal, civil, militar, constitucional, entre outras), de técnica e táticas policiais, sociológicas, direitos humanos, gestão pública, planejamento estratégico, estatística, metodologia científica, psicologia, polícia comunitária e gerenciamento de crises, além de atividades físicas e práticas na área operacional das unidades policiais do Estado. Durante o curso, os cadetes recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.346.98.

Fonte: http://tudonahora.uol.com.br/noticia/maceio/2010/09/18/111043/governador-autoriza-realizacao-de-vestibular-para-formacao-de-oficiais

Minha Opinião:

Excelente escolha para quem deseja estudar e atuar na Polícia Militar de Alagoas, eu mesmo já fiz o vestibular para esse cargo cobiçado em 2003, tendo sido aprovado na primeira fase e reprovado na segundona. Agora será somente uma fase.

No PSS da UFAL geralmente este curso é colocado na área de Humanas e como ninguém esperava por este concurso não deve ter muita gente de olho não. Até porque não tá sendo fácil ser Policial em Alagoas, concorda?

Mas ainda sim, se eu estivesse na mesma situação em que me econtrava em 2003 minha inscrição já estava garantida!

Vale a pena tentar viu!

Aqui em São José da Laje este curso costuma atrair muitos jovens pela garantia de estabilidade e remuneração futura, além é claro, da bolsa paga aos estudantes, chamados cadetes. Dentre os oficiais da nossa terra destacam-se Cel PM Moacir Valdevino (filho do Srº Josué, antigo pedreiro da Prefeitura), Cel PM Vitorino (filho do Srº Vitorino, antigo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e o Cel PM Nerecinor Sarmento (filho da Professora Maria de Lourdes Rocha). Como vemos, a tradição lajense neste curso é de pessoas de origem humilde mas que lutam pelos seus ideias, seja você também um deles!

Vá a luta!

Nenhum comentário: