domingo, 24 de outubro de 2010

Os símbolos de São José da Laje

Lembro-me quando menino, desfile de 7 de setembro. Eu, pobre, sem din din dos pais, desfilando matando formiga (só com a farda da escola), ano de 1991. E o Senhor Fernando Galvão de Pontes discursando em frente a Prefeitura Municipal e nós (eu e os outros meninos) recebendo o livrinhoSão José da Laje e seus símbolos (Brasão, Bandeira e Hino)”.

Hoje fui ajudar meu filho fazer um trabalho da escola. Tinha que descobrir o signifacado dos símbolos e das cores da bandeira de São José da Laje.

Lembrei-me do dia de 7 de setembro de 1991 e do livro que ganhei naquela ocasião. Então revirei minha biblioteca e reencontrei-o, vejam a capa:

capa-001

 

Aí lá tinha tudo que precisávamos!

Então decidi digitalizar e disponibilizá-lo no blog.

Pra baixar é só clicar na imagem do livro aí em cima.

Fiquei na dúvida se precisaria da autorização da família do autor, mas depois recuei da dúvida. o Drº Fernando nunca vendeu um livro sequer e no entanto no site Estante Virtual existem dezenas de exemplares a venda por até R$ 20,00.

Como não é minha intenção vender o trabalho que não é meu, é deste nobre autor lajense de coração, infelizmente falecido em julho de 2009. Resolvi postá-lo para que outros lajenses tenham acesso pela rede mundial de computadores. Sem nenhum custo para o leitor, como “Seu Fernando” nunca cobrou pelos seus livros, seria  uma aberração de minha parte fazê-lo. Prefiro divulgá-lo.

Se algum de seus descendentes reclamarem eu espero que entre em contato pelo e-mail netohis@hotmail.com para resolvermos o assunto.

 

Mas o trabalho do meu filho ficou assim:

 

BandeiraLaje-2

 

De acordo com a Lei nº 04/79 em que diz:

“Art. 1º - Ficam criados a Bandeira e o Brasão do Município de São José da Laje, Estado de Alagoas, com as seguintes características:

Bandeira e Brasão

Cores:

Amarelo e Branco – Característica da Velha Matriz

Azul e Branco – Característica da Nova Matriz

Estrela – Simboliza o Estado de Alagoas

O Sol – Simboliza um Novo Dia para a Agricultura

Cana-de-açúcar – Maior Riqueza do Município

Indústria – Simboliza a Usina Serra Grande e a Fábrica de Sacos

Faixa Azul – Simboliza o Rio Canhoto.

 

Fonte: PONTES. Fernando Galvão de. São José da Laje e seus símbolos (Brasão, Bandeira e Hino). Edição do Autor. Maceio: 1991

Nenhum comentário: