quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mestre Cuca das Férias

De férias, além de muita coisa pra ler e organizar, ainda me resta tempo pra cozinhar e fazer algumas guloseimas, semana passada foi um Yaksoba e hoje o Pudim de leite, meu principal manjar na escola primária.

Hoje provoquei minha esposa dizendo que faria um pudim melhor que o dela, o resultado vocês vejam aqui:

Pudim_leite_iniciantes

Utilizei uma receita disponível no site da Nestlé e a consultoria, via celular, da minha mãe.

Veja a receita:

Pudim de leite com calda de caramelo.

Ingredientes
Calda
  • 1 xícara (chá) de açúcar
Pudim
Modo de Preparo
Calda:
Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) e reserve.
Pudim:
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e despeje na fôrma reservada. Asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.
Dicas:
- O pudim desenforma melhor quando bem gelado. Se possível, prepare-o na véspera.
-Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca. Esta deve sair limpa
Congelamento:
Não recomendamos o congelamento desta receita, pois pode haver alteração de textura e sabor.
Microondas:
Coloque o açúcar em uma fôrma refratária com furo central (19cm de diâmetro) e dissolva-o em quatro colheres (sopa) de água. Leve ao microondas por cerca de 5 minutos, potência alta, até começar a dourar. Deixe por cerca de 1 minuto em tempo de espera, espalhe a calda nas bordas da fôrma e reserve. Misture o LEITE MOÇA®, o leite e os ovos, sem bater muito. Despeje na fôrma e leve ao microondas sem cobrir por cerca de 20 minutos na potência média. Em seguida, deixe por mais 10 minutos em tempo de espera. Espere esfriar e leve para gelar por cerca de 6 horas.

Fi-lo no microondas, adicionei 3 colheres de sopa de Toddy (achocolatado em pó) e ameixa com calda, além é claro de um pãozinho francês adormecido para melhorar a consistência. A foto final veja abaixo:

Fonte: http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/pudim_de_leite_moca.aspx